sexta-feira, 19 de junho de 2015

FEIJÃO VERDE

Atendendo alguns pedidos, a segunda receita do blog será a minha versão do Feijão Verde.




Ingredientes: (Serve 6 pessoas)

500g de Feijão Verde
300g de Charque (pedaço com pouca gordura).
100g de Bacon
300g de Queijo Coalho com pouco sal, em cubos.
8 maxixes
250g de Requeijão Cremoso
250g de Creme de Nata
 1 Maço de Coentro
2 Dentes de Alho Amassado
Sal (se precisar)

Preparação do Charque:

1° Passo: O dessalgue do charque. Cortar o charque em cubinhos, colocar em uma panela com água e deixar ferver por uns 20 minuto. Passado o tempo de fervura é preciso escorrer o charque e lavá-lo em água corrente para retirar bem o sal.

2° Passo: Em uma frigideira esquentar um pouco de azeite, adicionar o alho e logo depois o charque. Essa etapa consiste em selar um pouco o charque para que ele pegue crocância. Após feito isso, deixe o charque reservado.

Preparação do Feijão Verde:

1° passo: Colocar o feijão verde, metade do maço de coentro picadinho e o bacon inteiro em uma panela média. Adicionar água o suficiente para cozinhar o feijão em fogo alto. Não encher a panela de água pois com quanto menos água ele for cozido, mais cremoso ele ficará.
Depois de 10 minutos de cozimento retiramos o bacon da panela, que serviu para dar sabor, e o descartamos. Nesse momento colocamos o maxixe no feijão.

Obs: Diferente do que muitas pessoas pensam, o feijão verde não precisa cozinhar muito. Ele deve ficar cozido mas ainda durinho.

2° Passo: Com aproximadamente 20 minutos juntamos o charque que estava separado.

3°Passo: Com 30 minutos de cozimento vamos adicionar o outros ingredientes e finalizar a receita. O feijão nesse tempo deve está com pouco caldo, quantidade que não o cubra. Caso o caldo ainda esteja cobrindo o feijão, com uma concha deve-se tirar o excesso do caldo.

Obs: Nesse momento se faz a prova do sal, Muitas vezes devido o charque não há necessidade de adicionar sal no feijão. Caso você sinta a necessidade de por sal, ir colocando aos poucos, misturando e provando. Lembrando que ainda será adicionado o queijo coalho que pode ser salgado.

Adicionamos o requeijão e o misturamos com o feijão e o seu caldo. Logo após o requeijão é a vez de adicionarmos o creme de nata, o queijo coalho
e o coentro. Agora no fogo baixo deixe o feijão no máximo 5 minutos para que ele encorpe o caldo e derreta o queijo.

Assim finalizamos o feijão verde.


4 comentários: